O que é um dinamômetro?
A Servitec, desde 1988, trabalha na produção de equipamentos para motos e carros, e no Brasil ela é a referência na fabricação de dinamômetros e bancadas de fluxo para ambas as aplicações.
Mas o que é de fato um dinamômetro?
Um dinamômetro, é um dispositivo para aferir com precisão a potência gerada por motores de combustão interna ou elétricos produzida diretamente na roda de tração desses veículos.
É uma ferramenta essencial para você que trabalha com preparação e com performance, tanto de carros quanto de motos.
E como isso funciona?
Suponhamos que seu chega em sua oficina e relata que acima de uma determinada velocidade, o carro dele começa a apresentar uma falha, da qual ele não consegue te explicar muito bem de onde vem.
Uma possibilidade seria você utilizar o carro do cliente e testar para tentar reproduzir esse problema em uma via pública, só que se apresentam dois problemas.
O primeiro é evidentemente o risco de qualquer acidente que possa acontecer com você ou o veículo durante esse teste. O segundo é que você pode não conseguir muitas vezes identificar precisamente qual é o problema.
Entretanto, se você possui um dinamômetro na sua oficina é muito mais fácil de conseguir deixar o carro atingir uma certa velocidade e gerar a falha descrita pelo cliente, enquanto você está em segurança ao lado do carro com o capô aberto investigando onde pode estar o problema.
O dinamômetro também pode ser usado para motocicletas, tanto na manutenção quanto na reprogramação.
E como que esse equipamento consegue simular uma situação de rua e determinar a real potência que o motor está gerando em um carro, por exemplo?
Para isso ocorrer é necessária uma conexão do carro com o equipamento, que é feito através dos rolos.
Ou seja, é necessário posicionar o eixo motriz do carro em cima do rolo, amarrar o veículo para que ele fique fixo e não deslize, caia ou se movimente durante o teste.
A roda vai girar possibilitando uma simulação de mundo real, como se ele estivesse andando numa via pública, porém o carro vai estar parado, seguro, corretamente amarrado no dinamômetro.
O responsável por quantificar a potência que está sendo despejada no rolo, é toda a eletrônica embarcada que está conectada no gabinete da Servitec. Toda a informação é captada pelos sensores que ficam dispostos dentro da estrutura do rolo é transmitida para esse gabinete.
Com isso é possível sentir precisamente qual é o torque e qual é a potência que está sendo aplicada pela roda do carro e consequentemente sendo gerada pelo motor no rolo do dinamômetro.
E aqui é onde a mágica acontece, porque esses valores são transformados em um gráfico que é apresentado e plotado diretamente para o utilizador, demonstrando a potência em WHP justamente do inglês, Wheel Horsepower.
É a potência aplicada na roda diretamente no mundo real.
Dessa maneira, fica muito mais fácil conseguir diagnosticar e também quantificar se a performance desse carro tá adequada com o que a gente imaginaria ou se tá faltando um cavalo.
Se você tem alguma dúvida sobre o dinamômetro ou qualquer outro equipamento feito pela Servitec entre em contato com o nosso setor comercial pelo WhatsApp ou por e-mail.
Post atualizado em 13 de Novembro, 2024.
Primeiros passos do dinamômetro
Uma vez retirado da caixa e montado o dinamômetro, segundo o manual da montagem mecânica do equipamento, o próximo passo é a inst...
ler maisComo escolher o melhor equipamento para atender a real necessidade do seu negócio
O dinamômetro de entrada da Servitec é o modelo 2020 Standard. Esse modelo é perfeito para quem quer ter medições com confiabilid...
ler mais