Contato
Suporte
Servitec
A Servitec se preocupa inteiramente com o cliente, nosso suporte técnico é único e estamos sempre presentes para auxiliar nossos clientes. Estamos prontos para lhe atender da melhor forma.
Dicas Servitec
Fique ligado
nas dicas
Servitec
Perguntas Frequentes
Confira abaixo quais as dúvidas mais frequentes sobre os dinamômetros Servitec.
O que é um dinamômetro?
-
Dinamômetro é um equipamento capaz de medir Torque e Potência de um motor, entre outras funções. Ele deve ser repetitivo e suas medidas únicas. A Servitec se orgulha de ser a única fabricante nacional de dinamômetros que mantém seus parâmetros de medição iguais. Assim um veículo apresentará a mesma medição em qualquer dinamômetro Servitec seja qual for sua localização no Brasil, lembrando que condições diferentes podem fazer com que o veículo forneça resultados diferentes.
Para que serve um dinamômetro?
-
Auxiliar mecânicos e preparadores a melhorar o desempenho do motor ou resolver problemas mecânicos do veículo.
Porque a velocidade apresentada no dinamômetro é diferente da do painel do veículo? Qual é a correta?
-
A grande parte dos painéis de veículos apresentam uma tolerância na medida de velocidade. Essa tolerância fica em torno de 8%. Sendo que a medida realizada no dinamômetro é a correta.
Torque x potência
-
Torque é força do motor propriamente dita, quando medido na roda é a força que a roda entrega ao rolo. Potência é o trabalho (força x deslocamento) realizado pelo motor em uma unidade de tempo.
Na prática, temos que potência é o produto da força do motor pela sua rotação em determinado tempo.
Quais são os diferenciais da Servitec?
-
- Líder de Mercado de dinamômetros nacionais;
- Clientes com atendimento exclusivo;
- Empresa sólida com mais de 30 anos no mercado;
- Tecnologia em constante aprimoramento.
- Maior número de dinamômetros instalados e rodando no Brasil.
- Alto índice de satisfação dos clientes.
- Nossos equipamentos estão presentes em diversos ramos da indústria, como:
- Desenvolvimento de peças para Performance;
- Instituições de ensino e pós-graduação;
- Montadoras;
- Desenvolvimento de veículos;
- Desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos;
- Aferição;
- Acerto de motores;
- Eventos.
Por que a potência apresentada no dinamômetro é diferente da declarada pelo fabricante do veículo?
-
As medidas realizadas por um dinamômetro inercial (de rolo) são feitas na roda, ou seja, existem perdas de potência e torque devido a relação de transmissão (atritos e inércia das partes).
Os fabricantes declaram especificações de potência do veículo no motor, onde não há perdas por transmissão ou periféricos de funcionamento, como por exemplo o alternador. Incluindo ainda que cada fabricante tem seu método de especificação.
Por que comprar um dinamômetro de rolo Servitec?
-
Todo bom preparador sabe o que quer: diminuir o tempo na pista, satisfazer seu cliente, e com isso ganhar dinheiro e respeito. Podemos resumir tudo em uma frase, "Ganhar cavalos". Um preparador experiente sabe que as modificações por ele feitas vão render vários cavalos, mas ele não pode sentir um simples 1% de aumento de potência. O dinamômetro Servitec é o único dinamômetro no Brasil que pode mostrar ao usuário todos os ganhos, por menores que eles sejam.
Falsos cavalos não ganham corridas. Um dinamômetro essencialmente mede velocidade, rotação e força de frenagem, todos os outros dados e variáveis são calculados a partir deles, ademais possui entradas e saídas analógicas e digitais para a interpolação de sensores e variáveis no gráfico. O dinamômetro Servitec calcula, por princípios físicos, a potência real e plota no gráfico; interpretando o gráfico é possível presumir: potência de aceleração, potência estática, potência de pico, potência perdida, entre outros.Algumas funções exclusivas:
- Rolo contínuo. Veículos de força precisam de rolos com peso e inércia adequada para que assim consigam entregar totalmente sua potência.
- Menos partes móveis e assim menos perdas com manutenção e paradas.
- Compatível com as normas: NBR ISO 1585, SAE J 1349, DIM 70020, JIS D 1001, e sua aplicação correta.
- A Servitec é a empresa que possui maior número de dinamômetros instalados e rodando no Brasil. Quem entende recomenda.
- Atualizações constantes de software, devido a Servitec ser detentora de todas as partes do dinamômetro. Sua ideia pode estar inserida na próxima atualização.
- Frenagem variável durante a gravação de ensaios. O Software é configurável, intuitivo e moderno.
- Melhor facilidade de visualização de valores pontuais do gráfico.
- Estrutura rígida e dimensionada para maior segurança.
- O preparador pode criar e salvar suas próprias variáveis, entre outras muitas funções disponíveis.
O que o gráfico mostra?
-
A interpretação do gráfico abrange vários fatores:
- As rotações onde o motor é mais forte ou mais fraco;
- A qualidade geral da curva, como a potência média;
- As rotações onde o motor possui melhor rendimento, ou melhor, desempenho;
- Se há falhas na alimentação de combustível ou falhas mecânicas, entre outros…
Nota: Vale lembrar que a potência lida no gráfico é a potência gerada na roda do veículo. Para se obter a potência no motor deverão ser consideradas as perdas do sistema de transmissão e atrito dos pneus.
Como funciona o dinamômetro de rolo inercial?
-
Posiciona-se o veículo com suas rodas de tração sobre o rolo, e acelera-se o motor totalmente em determinada marcha, assim se obtém o torque e a potência que o motor entrega ao rolo. O aparelho gera um gráfico da potência e do torque em função da rotação do motor ou da velocidade, que nada mais é do que a "fotografia" do motor em uma aceleração. O Dinamômetro Servitec é do tipo inercial, onde a roda do veículo a ser medido faz girar um rolo com peso conhecido, e assim determina o torque e a potência do veículo.
Como criar uma variável do usuário?
-
O WinSSDino permite a criação de variáveis. Estas variáveis são criadas e configuradas segundo a regra definida pelo usuário.
Criando a Variável: Defina o nome na coluna correspondente, a variável base, depois defina a regra/cálculo, e habilite a linha na coluna correspondente.
Usando a Variável: Na tela de Gráficos selecione a variável através de nome dado a ela, e carregue um teste qualquer.
A variável criada ficará designada com a nomenclatura "(EDIT)" para se diferenciar das variáveis normais. A criação e uso de novas variáveis é de responsabilidade do usuário.
Fator de correção - Usar ou não usar?
-
Fator de correção é uma fórmula padronizada usada para comparar ensaios realizados em condições atmosféricas diferentes. Está fórmula está descrita em Normas de organizações como por exemplo a NBR.
Assim é possível comparar um ensaio realizado, por exemplo, em uma cidade serrana com um ensaio realizado em uma cidade litorânea onde a pressão atmosférica é diferente. É importante salientar que estes fatores de correção são uma aproximação muito boa da realidade, porém não correspondem fielmente a ela.
Nos dinamômetros Servitec o fator de correção é calculado automaticamente de acordo com os dados lidos nos sensores atmosféricos presentes.Segundo o que está escrito nas normas que estão em uso no software, os fatores de correção não devem ser usados em motores turboalimentados . A fórmula somente prevê a correção de motores aspirados (ignição por centelha). Para qualquer sobrealimentação por turbina a correção deve ser igual a 1, ou seja, não deve ser aplicado correção para o teste.
Portanto o uso dos Fatores de Correção é interessante para comparação de testes de motores aspirados, lembrando que as Normas não levantam todas as possibilidades e qualquer comparação deve ser feita com cuidado.
Precisa falar conosco?
Nuestro servicio rápido y personalizado es una de nuestras señas de identidad. Estamos aquí para satisfacer sus necesidades de una forma ágil y adaptada exclusivamente a usted, porque creemos que cada cliente merece una experiencia excepcional y hecha a su medida.
FALE CONOSCO