Dúvidas Frequentes

O que é um Dinamômetro?

Dinamômetro é um equipamento capaz de medir Torque e Potência de um motor, entre outras funções. Ele deve ser repetitivo e suas medidas únicas. A Servitec se orgulha de ser a única fabricante nacional de dinamômetros que mantém seus parâmetros de medição iguais. Assim um veículo apresentará a mesma medição em qualquer dinamômetro Servitec seja qual for sua localização no Brasil, lembrando que condições diferentes podem fazer com que o veículo forneça resultados diferentes.

Para que serve um dinamômetro?

Auxiliar mecânicos e preparadores a melhorar o desempenho do motor ou resolver problemas mecânicos do veículo.

Por que a velocidade apresentada no dinamômetro é diferente da do painel do veículo? Qual é a correta?

A grande parte dos painéis de veículos apresentam uma tolerância na medida de velocidade. Essa tolerância fica em torno de 8%. Sendo que a medida realizada no dinamômetro é a correta.

Torque x potência

Torque é força do motor propriamente dita, quando medido na roda é a força que a roda entrega ao rolo. Potência é o trabalho (força x deslocamento) realizado pelo motor em uma unidade de tempo.
Na prática, temos que potência é o produto da força do motor pela sua rotação em determinado tempo.

Quais são os diferenciais da Servitec?

- Lider de Mercado de dinamômetros nacionais;
- Clientes com atendimento exclusivo;
- Empresa sólida com mais de 30 anos no mercado;
- Tecnologia em constante aprimoramento.
- Maior número de dinamômetros instalados e rodando no Brasil.
- Alto índice de satisfação dos clientes.
- Nossos equipamentos estão presentes em diversos ramos da indústria, como:
- Desenvolvimento de peças para Performance;
- Instituições de ensino e pós-graduação;
- Montadoras;
- Desenvolvimento de veículos;
- Desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos;
- Aferição;
- Acerto de motores;
- Eventos.

Por que a potência apresentada no dinamômetro é diferente da declarada pelo fabricante do veículo?

As medidas realizadas por um dinamômetro inercial (de rolo) são feitas na roda, ou seja, existem perdas de potência e torque devido a relação de transmissão (atritos e inércia das partes).
Os fabricantes declaram especificações de potência do veículo no motor, onde não há perdas por transmissão ou periféricos de funcionamento, como por exemplo o alternador. Incluindo ainda que cada fabricante tem seu método de especificação.

Por que comprar um dinamômetro de rolo Servitec?

Todo bom preparador sabe o que quer: diminuir o tempo na pista, satisfazer seu cliente, e com isso ganhar dinheiro e respeito. Podemos resumir tudo em uma frase, "Ganhar cavalos". Um preparador experiente sabe que as modificações por ele feitas vão render vários cavalos, mas ele não pode sentir um simples 1% de aumento de potência. O dinamômetro Servitec é o único dinamômetro no Brasil que pode mostrar ao usuário todos os ganhos, por menores que eles sejam.
Falsos cavalos não ganham corridas. Um dinamômetro essencialmente mede velocidade, rotação e força de frenagem, todos os outros dados e variáveis são calculados a partir deles, ademais possui entradas e saídas analógicas e digitais para a interpolação de sensores e variáveis no gráfico. O dinamômetro Servitec calcula, por princípios físicos, a potência real e plota no gráfico; interpretando o gráfico é possível presumir: potência de aceleração, potência estática, potência de pico, potência perdida, entre outros.

Algumas funções exclusivas:
- Rolo contínuo. Veículos de força precisam de rolos com peso e inércia adequada para que assim consigam entregar totalmente sua potência.
- Menos partes móveis e assim menos perdas com manutenção e paradas.
- Compatível com as normas: NBR ISO 1585, SAE J 1349, DIM 70020, JIS D 1001, e sua aplicação correta.
- A Servitec é a empresa que possui maior número de dinamômetros instalados e rodando no Brasil. Quem entende recomenda.
- Atualizações constantes de software, devido a Servitec ser detentora de todas as partes do dinamômetro. Sua ideia pode estar inserida na próxima atualização.
- Frenagem variável durante a gravação de ensaios. O Software é configurável, intuitivo e moderno.
- Melhor facilidade de visualização de valores pontuais do gráfico.
- Estrutura rígida e dimensionada para maior segurança.
- O preparador pode criar e salvar suas próprias variáveis, entre outras muitas funções disponíveis.

O que o gráfico mostra?

A interpretação do gráfico abrange vários fatores:
- As rotações onde o motor é mais forte ou mais fraco;
- A qualidade geral da curva, como a potência média;
- As rotações onde o motor possui melhor rendimento, ou melhor, desempenho;
- Se há falhas na alimentação de combustível ou falhas mecânicas, entre outros...
Nota: Vale lembrar que a potência lida no gráfico é a potência gerada na roda do veículo. Para se obter a potência no motor deverão ser consideradas as perdas do sistema de transmissão e atrito dos pneus.

Como funciona o Dinamômetro de Rolo Inercial?

Posiciona-se o veículo com suas rodas de tração sobre o rolo, e acelera-se o motor totalmente em determinada marcha, assim se obtém o torque e a potência que o motor entrega ao rolo. O aparelho gera um gráfico da potência e do torque em função da rotação do motor ou da velocidade, que nada mais é do que a "fotografia" do motor em uma aceleração. O Dinamômetro Servitec é do tipo inercial, onde a roda do veículo a ser medido faz girar um rolo com peso conhecido, e assim determina o torque e a potência do veículo.

Como criar uma variável do usuário?

O WinSSDino permite a criação de variáveis. Estas variáveis são criadas e configuradas segundo a regra definida pelo usuário.
Criando a Variável: Defina o nome na coluna correspondente, a variável base, depois defina a regra/cálculo, e habilite a linha na coluna correspondente.
Usando a Variável: Na tela de Gráficos selecione a variável através de nome dado a ela, e carregue um teste qualquer.
A variável criada ficará designada com a nomenclatura "(EDIT)" para se diferenciar das variáveis normais. A criação e uso de novas variáveis é de responsabilidade do usuário.

Fator de Correção - Usar ou não usar?

Fator de correção é uma fórmula padronizada usada para comparar ensaios realizados em condições atmosféricas diferentes. Está fórmula está descrita em Normas de organizações como por exemplo a NBR.
Assim é possível comparar um ensaio realizado, por exemplo, em uma cidade serrana com um ensaio realizado em uma cidade litorânea onde a pressão atmosférica é diferente. É importante salientar que estes fatores de correção são uma aproximação muito boa da realidade, porém não correspondem fielmente a ela.
Nos dinamômetros Servitec o fator de correção é calculado automaticamente de acordo com os dados lidos nos sensores atmosféricos presentes.

Segundo o que está escrito nas normas que estão em uso no software, os fatores de correção não devem ser usados em motores turboalimentados . A fórmula somente prevê a correção de motores aspirados (ignição por centelha). Para qualquer sobrealimentação por turbina a correção deve ser igual a 1, ou seja, não deve ser aplicado correção para o teste.
Portanto o uso dos Fatores de Correção é interessante para comparação de testes de motores aspirados, lembrando que as Normas não levantam todas as possibilidades e qualquer comparação deve ser feita com cuidado.